O Young Athletes é um programa inovador, versátil que pode ser utilizado em diferentes situações de aprendizagem para crianças com e sem Deficiência Intelectual, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos como via essencial para a inclusão. Através deste procuramos desenvolver as habilidades básicas ( skills) motores e psicomotores - como correr, rematar, saltar, jogar, etc.

O projeto Young Athletes promove às famílias, professores e todas as pessoas da comunidade, a oportunidade de partilhar experiências com todas as crianças. As famílias podem brincar com os seus pequenos atletas em casa, num ambiente divertido, recorrendo a actividades de simples realização.

O programa Young Athletes introduz as crianças com deficiência intelectual e suas famílias no mundo do Special Olympics através da prossecução dos seguintes objectivos:

· Permitir que as crianças com deficiência intelectual, cujo desenvolvimento se considere apropriado, pratiquem actividades concebidas para fomentar o seu desenvolvimento físico, cognitivo e social;

· Integrar as famílias das crianças com deficiência intelectual na rede de apoio Special Olympics;

· Promover a consciencialização sobre as capacidades das crianças com deficiência intelectual, através da participação inclusiva com os seus pares, em actividades diversas e outros eventos.

Este ano o programa foi alargado a jovens até aos 7 anos, como preparação para a participação em eventos internacionais, a partir dos 8 anos idade. O SO Portugal iniciou este projeto em 2013 com a formação de um técnico tendo iniciado a actividade em 2014, no concelho de Sezimbra. Atualmente mobiliza cerca de 500 crianças das quais 5% a 10% têm deficiência, de vários agrupamentos escolares do concelho com o apoio da autarquia local e da Cercizimbra.

Se pretender saber mais sobre este programa e como o desenvolver na sua Escola / Instituição / Clube / Centro, preencha o seguinte formulário:

Contate-nos