Quem somos

movimento special olympics

Eunice Kennedy Shriver

O Special Olympics, criado em 1968, é o maior movimento desportivo mundial focado na promoção do desporto para pessoas com deficiência intelectual.

A visão de um Mundo onde cada pessoa, independentemente da sua capacidade, fosse aceite e valorizada, levou a que surgisse a convição de que as pessoas com deficiência intelectual podem, com enquadramento técnico adequado, beneficiar da participação no Desporto.

Assim nasceu o Special Olympics.

Abraçado por Eunice Kennedy Shriver, o Movimento surgiu com o intuito de transformar comunidades, inspirando as pessoas a abrir as suas mentes, para aceitar e incluir pessoas com deficiência intelectual.

Desde então o Movimento tem crescido e engloba cerca de 3.5 milhões de atletas em mais de 180 países e em todas as regiões do mundo.

Esta organização sem fins lucrativos emprega as suas energias na procura do verdadeiro potencial que existe dentro de cada um dos seus participantes. Deste modo, o Special Olympics oferece a oportunidade aos seus atletas de realizar o seu potencial e desenvolver as suas habilidades, através do desporto, apresentando-se não apenas como uma organização desportiva para pessoas com deficiência intelectual, mas essencialmente, como catalisadora eficaz para a mudança social.

Transformando a vida dos atletas, proporcionando benéficas mudanças de vida, os atletas do Special Olympics são, mais eficazmente, capazes de atingir a auto-realização e uma maior inserção na estrutura familiar e social.

O Special Olympics é, de facto, uma experiência estimulante, saudável e acolhedora.

 Corpos sociais

ASSEMBLEIA GERAL (General Assembly)
Presidente: Manuel Antunes Pinto
Vice-Presidente: Maria de Lourdes Leitão
Secretário: Maria João Canha Ferreira dos Santos Dias Ferreira
     
DIRECÇÃO (Board)
Presidente: José Eugénio Dias Ferreira
Vice-Presidente: Maria Regina Peyroteo Mirandela da Costa
Vogal: Maria Antónia Machado
Vogal: Gabriela Pitta
Vogal: Eduarda Proença de Carvalho
Vogal: João Pedro Barnabé dos Santos
Vogal: José Manuel Vieira Fernandes Leitão Diogo
Vogal: Rui Jorge do Rosário Rego
Vogal: Ruben Carreiras (Atleta)
   
CONSELHO FISCAL (Audit Board / Fiscal Council)
Presidente: Manuel Maria Reis Boto
Vogal: Jorge Manuel Santos Pichel
Vogal: Maria Emília Guimarães